quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Meninos "Quebra-Cabeça"?!

Como compreender um Autista...



Aprendizagem insuficiente, relação ora demasiado dependente (connosco!), ora inexistente com outras crianças.

Actos isolados de alguma aflição sem motivo aparente, movimentos bruscos com brinquedos...

Passividade extrema e consequente isolamento, relutância a sinais de afectividade... Entre outros.

Foram meses e meses, de idas a médicos até ser diagnosticado autismo. 

A fita feita de peças de quebra-cabeça, representando o mistério e a complexidade dessa patologia, é um símbolo mundial da conscientização em relação ao autismo. 
in Wikipedia


Seguiu-se acompanhamento por vários especialistas, que permitiram desde logo um maior desenvolvimento quer a nível cognitivo, quer social e comunicativo. 

Obviamente, que ainda são muitas as limitações, mas a cada dia que passa vemos uma criança LUTADORA e acima de tudo muito amada por todos aqueles que a rodeiam. 

Sei que, infelizmente, há muitas pessoas a passar pela mesma situação e sei que em Portugal, o autismo ainda é uma doença pouco merecedora de atenção, mas acredito que esta situação se vá alterar...

Existe cada vez mais uma preocupação constante por parte das associações que diariamente lidam com estas e outras patologias e que tendem a fazer valer as suas preocupações, até na comunicação social.

É bom que se fale! Fala-se de tanta porcaria narcisista, de tanta politiquice, de tanta "notícia" sensacionalista, de jogos da treta, vidências para a Mariquinhas, milagres da Cochichina.... 

E quantos rios de tinta deveriam ter corrido sobre o Autismo? Quantas amálgamas de questões se espalham por aí nas cabeças de todos aqueles que todos os dias lidam com autistas?

Dúvidas de quem não sabe reagir a determinados comportamentos estranhos e que precisam de respostas...


Falta direito de antena a quem, de facto, tem algo de interesse para dizer... Falta igualdade de oportunidades e de circunstâncias... 

E todos nós sabemos que estes meninos jamais terão igualdade de circunstâncias, porra! Mas afinal o sol quando nasce não é para todos???

Então, esforcemo-nos para lhes dar uma vida mais digna, com mais qualidade. 

Esforça-te, governo, para fazer algo que valha a pena! De que valha a pena orgulhares-te. Luta pelos direitos dos mais fragilizados. Luta pelas carências do teu país!

E, porque estes meninos valem ouro, ficam aqui os 7 princípios básicos para um melhor relacionamento afectivo para com eles.





Sem comentários:

Enviar um comentário