terça-feira, 16 de setembro de 2014

Lar de Idosos: ajuda ou depósito de velhinhos?!

Na terça-feira recebi uma notícia completamente desconcertante. Uma senhora que conheço há anos decidiu “internar-se” num lar de idosos.

Convém referir que a senhora apenas tem cerca de 60 anos e está a fazê-lo pelo filho.
Pois bem, passo a explicar. A senhora em questão tem um filho deficiente que já tem 40 anos. Ora como se sabe, estas doenças diminuem largamente a esperança média de vida destas pessoas e o que é facto é que o filho já está a ter cada vez mais dificuldades.

Resumidamente, a senhora aceitou ir morar para um lar na tentativa de melhorar a qualidade de vida do filho. Ora, neste caso, não irei avaliar tampouco julgar, porque existe uma série de condicionantes.

Aqui a questão é: um lar?

O papel de um lar foi-se modificando na minha mentalidade ao longo dos anos.
Quando esse conceito me foi dado a conhecer, a ideia repugnava-me. Olhava para ele com desdém, como alternativa de quem não queria olhar pelos seus velhinhos e para mim o lema “cuida dos que cuidaram de ti” sempre veio em primeiro lugar.

No entanto, passado uns anos, comecei a ver um lar como uma alternativa para todos aqueles que não têm famílias e que precisavam de alguém que cuide deles, de forma a terem a maior dignidade possível no final das suas vidas. Mas é só isto.
Não entendo e continuo a não entender todos aqueles que só porque dizem trabalhar, não têm tempo para tomar conta dos pais. Não entendo e não aceito.

Talvez um dia tenham alguém que lhes faça o mesmo, porque quem não respeita o outro, não tem porque ser respeitado…


Porque os idosos, para mim, são sobretudo símbolo de conhecimento. Não os abandonem!

2 comentários:

  1. Ajuda, mas é bem difícil achar um que dê para confiar 100%!

    Acessem: www.makecin.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Cíntia! Tem toda a razão...
      Eu mesma, enquanto engenheira alimentar, há uns anos tive de fazer uma auditoria a um lar de idosos e posso dizer que, obviamente, havia muitas falhas a serem corrigidas mas fiquei bastante bem impressionada...
      Aqui a questão é que uma grande parte das pessoas não se preocupa em procurar até encontrar aquele que melhor se adeqúe às suas expectativas!

      Eliminar